Opinião

Imprensa x Dunga - duelo de titãs
Vitor Orlando Gagliardo
- jornalista

govitor@yahoo.com.br


Nesses últimos dias, estamos presenciando a criação de um confronto entre o técnico da seleção brasileira, Dunga, e a imprensa. Para início de conversa, trata-se de um embate sem inocentes. Todos são culpados. Explico: a mídia tem uma função social que é a de levar a informação verdadeira à sociedade. Como em nossa cultura, Copa do Mundo é mais importante do que eleição presidencial, é mais do que natural que os veículos de comunicação invistam neste segmento.
Neste ponto, começaram os problemas. O nome de Dunga jamais foi uma unanimidade na seleção desde a sua contratação. Afinal, quem iria confiar para comandar a seleção uma pessoa que jamais teve experiência como técnico? Nesse sentido, ocorreu o primeiro atrito: a imprensa não confiou e o treinador se sentiu rejeitado. Com ou sem experiência, jogando bem ou mal, Dunga se manteve no comando da seleção obtendo bons resultados: primeiro lugar nas Eliminatórias da Copa, uma Copa América (2007) e uma Copa das Confederações (2009). Mesmo assim, em cada coletiva ouvia perguntas indevidas e respondia-as rispidamente. Já na época pré-Copa, a mídia mundial fez campanha para a convocação de Ronaldinho Gaúcho, mas não foi atendida (acredito que acertadamente). A mídia protestou. (Felipão passou pela mesma experiência em 2002 quando não chamou Romário). E lá vieram as críticas: ‘se Kaká se machucar quem irá substituí-lo?’. Mais uma vez, o treinador se sentiu isolado.
Com a seleção já na África, todo o comando da seleção tomou os cuidados para evitar o clima oba-oba da pífia seleção de 2006, comandada por Parreira. Dunga isolou a seleção com treinamentos fechados. O que há de errado em fazer treinamentos secretos? A imprensa mundial não entendeu.
Veio à estréia com a Coréia e a seleção não jogou bem, apesar da vitória a de 2x1. As críticas foram intensas e generalizadas. No segundo o jogo contra a Costa do Marfim, a seleção jogou um pouco melhor e venceu por 3x1. Dessa vez, foi Dunga quem generalizou a imprensa com críticas inoportunas. Sobrou para o jornalista Alex Escobar que se transformou um mártir desse duelo de titãs. Em um ato de corporativismo jamais visto, os veículos ficaram contra o treinador. Nesse duelo entre o Dunga e a imprensa, quem perde é aquele que torce para a seleção brasileira e não tem acesso à informação imparcial. O que fazer então? Por que não escalar o auxiliar Jorginho para as coletivas? Por que os profissionais de imprensa não lêem os manuais de redação? Por fim, onde este duelo vai parar? Aponto três opções: a) Dunga e a imprensa farão as pazes; b) Se o Brasil vencer a Copa, Dunga atacará a imprensa impiedosamente; e c) Se a seleção não trouxer o hexa, Dunga será execrado pela mídia. Nesse duelo, quem perde é a democracia e os bons costumes.

7 comentários:

Anônimo | 24 de junho de 2010 às 23:29

Só a globo perde!

Eu to morrendo de rir!

Anônimo | 24 de junho de 2010 às 23:30

Brasil campeão!
Dunga vira mito!

Anônimo | 24 de junho de 2010 às 23:30

tdu isso pq ele não levou ADRIANO. aposto..

Anônimo | 24 de junho de 2010 às 23:31

eh dunga fudeu a globo.. fudeu tanto que de 10 em 10 min aparece a fuça dele estampando um monte de comercial que n faz outra coisa a n ser dar mais dinehiro pra globo..

PAREM DE SER BURROS... ele n sacaneou a globo em nada.. mtu pelo contrario.. colocou ainda amis em evidencia que ele eh um ignorante e a globo se saiu mtu bem...

essa mania de teoria da conspiração contra a globo eh uma palhaçada... todas as seleções da copa abre espaço pra tv do seu pais.. soh aki que fica essa palhaçada... quem ganha com entrevistas esclusivas somos nos que acompanhamos futebol.. o dunga esta nos privando de informação.. n a globo... palhaçadas e exessos tem que ser proibidos sim.. mas proibir exclusivas pro maior canal de televisão do brasil e da maneira que foi feita sendo um ignorante e mal educado ao vivo para o mundo todo eh um erro!

Anônimo | 24 de junho de 2010 às 23:33

Dunga vetou as entrevistas na concentração da seleção, não foi na coletiva após o jogo contra a Costa do Marfim.

O que aconteceu ali foi um desentendimento com o Alex Escobar, que no momento em que o Dunga dava entrevista, falava ao telefone com o Tadeu Schimt sobre o veto.

A Globo é a maior emissora do país porque desde sua fundação, vem recebendo tratamento diferenciado por atender aos interesses escussos dos "poderosos". Todos sabemos que esta emissora apoioava a ditadura militar e foi muito beneficiada por esse regime.

Vale lembrar também que em 2006 até treino era transmitido, e deu no que deu. Dunga pode ser um grosso, e as vezes até mal educado, mas está querendo fazer o trabalho dele da melhor forma, sem interrupção DE NINGUÉM. E a Globo, acostumada a ter previlégios, ficou sentida.

Temos que parar com essa mentalidade de que por ser "a maior emissora do país" a Globo pode tudo. Nem sempre os interesses defendidos por essa emissora, são os mesmos intereses do nosso país.

Por fim, ninguém vai morrer, ficar doente ou deixar de acompanhar a copa porque não vê um "exclusiva" da Globo com os jogadores ou não vê a Fátima Bernardes no ônibus da seleção.

Tratamento igual para os iguais, é um dos pilares da nossa constituição... inclusive para a poderosa Globo.

Anônimo | 24 de junho de 2010 às 23:35

calma ai...
direitos iguais?? cara a copa eh VENDIDA!.. se outra emissora for lah e pagar mais que a globo ela transmite...

e outra..
n to defendendo a globo... soh que eu penso.. n axo que a televisão me controla... e isso n quer dizer que n posso ver um programa em kualker emissora...

e outra.. o erro do dunga n foi proibir a globo de nada.. e nem a globo reclamou disso...

o erro do dunga foi a vergonha de ficar perdendo tempo que ele tinha que estar falando da seleção brasileira pra ficar chingando um ou outro reporter.. kualker que fosse a emissora ele errou e pronto...

qeur dizer que se ele tivesse chingado um reporter da sbt ai ia ter nego aki falando que era complo da globo.. que ele era vendido..

Anônimo | 24 de junho de 2010 às 23:35

Quando você diz Dunga contra a imprensa você deveria dizer Dunga contra a GLOBO!

Ele não quis dar exclusiva pra Fátima Bernardez, dizendo que a entrevista deveria ser para TODOS.

O que ele está fazendo é diminuir os privilégios da Globo dentro da seleção.

E pode crer que a ESPN, Band, Record e todas as outras emissoras estão adorando isso.
Pq tá ficando de igual pra igual.

Postar um comentário