Matéria

Devoção ao Preciosíssimo Sangue de Cristo

Pe. Cleneu Magri - Vigário da Paróquia Sangue de Cristo

desburocratizando@gmail.com


A Igreja estabeleceu o mês de julho como o mês dedicado ao Preciosíssimo Sangue de Cristo. A piedade cristã sempre manifestou, através dos séculos, especial devoção ao Sangue de Cristo, derramado para a remissão dos pecados de todo o gênero humano, por ocasião da Paixão e Morte de Jesus e atravessando a história até hoje com Sua presença real no Sacramento da Eucaristia.

Na última ceia, Jesus inclina-se diante dos apóstolos para lavar-lhes os pés. E, momento depois partilha seu maior dom: “Este é o sangue da Aliança que é derramado por muitos para a remissão dos pecados (Mt 26,28)”. É a clara alusão ao sangue que versaria na cruz, para cumprir a obra da redenção. Jesus derrama o seu sangue por amor aos homens.


Nascido em Roma aos 06 de Janeiro de 1786, São Gaspar Del Búfalo, empreendeu grande campanha na propagação dessa devoção, cujo reconhecimento da Sé Apostólica permitiu a composição da Missa e Ofício próprio por ordem do Papa Bento XIV. Posteriormente, por decreto do Papa Pio IX, a devoção foi estendida à toda Igreja universal. Por isso, até hoje São Gaspar é reconhecido pela Igreja como o Apóstolo do Preciosíssimo Sangue.

Com a invasão de Roma pelas tropas napoleônicas recusou-se a prestar juramento de fidelidade a um poder hostil aos direitos da igreja, sofreu o exílio e a prisão. Finalmente posto em liberdade, e para maior alegria de quantos o conheciam, retornou para Roma.

Diante da desordem pública e moral recebe como missão e consagra-se às santas missões, destinadas a renovar o fervor religioso dos fiéis. Destas missões surge a congregação dos missionários do Preciosíssimo Sangue de Jesus, de quem era fidelíssimo propagador e devoto. Apesar de toda a espécie de oposições e obstáculos, inaugurou em 15 de agosto de 1815, a primeira casa da obra, que ele mesmo confiou, com fervor, à proteção da Santíssima Virgem. Assim começou para ele uma vida de incessantes trabalhos; percorreu quase todas as regiões da Itália central, levando por toda a parte, com o exemplo de sua piedade, de sua humildade e de sua caridade, a reconciliação e a paz, o alívio das misérias corporais e sobretudo espirituais.

Gaspar Del Búfalo faleceu em Roma, em 28 de dezembro de 1837. Foi beatificado pelo Papa Pio X em 8 de dezembro de 1904 e, canonizado por Pio XII em 12 de junho de 1954.

A Igreja passa por sofrimentos, não diferente de outros tempos. Ela continuará sendo alvo de críticas, de incompreensões e enfrenta o martírio da Cruz. Pela força da Eucaristia e pelos méritos do Preciosíssimo Sangue de Jesus, ela vencerá. São momentos de purificação, de santificação e, até mesmo, de glorificação de tantos de seus membros. Santo algum galgou a glória dos altares sem sofrimento. Eles continuam a nos inspirar os melhores propósitos para realizar, em nossa vida diária, tudo aquilo que proclamamos pela fé. O desejo de todo cristão será sempre de dar testemunho de Cristo. Os dons do Espírito Santo que recebemos no dia da Crisma nos encorajam. O precioso Sangue de Cristo há de nos fortalecer e inspirar... O dom da Fortaleza nos transformará em valentes discípulos.

Oração ao Preciosíssimo Sangue de Jesus Cristo

Senhor Jesus cristo, em nome, e com o poder de vosso Sangue Precioso, selamos cada pessoa, fato ou acontecimento através dos quais o inimigo nos queira prejudicar.

Com o poder do Sangue de Jesus, selamos toda potência destruidora no ar, na terra, na água, no fogo, abaixo da terra, nos abismos do inferno e no mundo no qual hoje nos moveremos.

Com o poder do Sangue de Jesus, rompemos toda interferência e ação do Maligno. Pedimos-vos, Senhor, que envieis aos nossos lares e locais de trabalho a Santíssima Virgem Maria, acompanhada de São Miguel, São Gabriel, São Rafael e toda sua corte de santos anjos.

Com o poder do Sangue de Jesus, lacramos nossa casa, todos os que a habitam (nomear a cada um), as pessoas que o senhor a eles enviará, assim como todos os alimentos e os bens que generosamente nos concede para nosso sustento.

Com o poder do Sangue de Jesus, lacramos terra, portas, janelas, objetos, paredes e pisos, o ar que respiramos e na fé colocamos um círculo de seu Sangue ao redor de toda nossa família.

Com o poder do Sangue de Jesus, lacramos os lugares onde vamos estar neste dia e as pessoas, empresas e instituições com quem vamos tratar.

Com o poder do Sangue de Jesus, lacramos nosso trabalho material e espiritual, os negócios de nossa família, os veículos, as estradas, os ares, as ruas e qualquer meio de transporte que haveremos de utilizar.

Com o vosso Preciosíssimo Sangue, lacramos os atos, as mentes e os corações de nossa Pátria afim de que vossa paz e vosso Coração ao fim nela possam reinar.

Nós vos agradecemos Senhor, por vosso Preciosíssimo Sangue, pelo qual nós fomos salvos e preservados de todo mal. Amém

0 comentários:

Postar um comentário