Máfia do Apito

Os erros e acertos da arbitragem na nona rodada do Brasileirão

Fernando Prass – Analista de Sistema

contato@mafiadoapito.com.br


Passada a Copa do Mundo, que diga-se de passagem foi de péssima arbitragem, voltamos os olhos para o campeonato nacional e, principalmente, para os erros de arbitragem que são cometidos nele. A oitava rodada, realizada na metade da semana passada, foi tranquila, mas a rodada do fim de semana voltou a trazer erros em demasia. Felizmente apenas um árbitro modificou a tabela neste fim de semana: Alício Pena Junior, no jogo Internacional 2 x 1 Ceará.

Internacional 2 x 1 Ceará
O jogo estava empatado sem gols quando, debaixo de muita chuva, Juliano tentou entrar na área e foi tocado por Michel. A falta ocorreu, mas foi fora da área. O árbitro estava em cima do lance e acabou marcando pênalti. Com o uso da tecnologia, fica fácil ver que o jogador colorado estava pelo menos meio metro fora da área quando foi tocado. O jogador caiu dentro dá área, mas o que importa é o local de origem do lance.

Um fato curioso: o Ceará, que por causa da arbitragem deixou de trazer 1 ponto do sul do país, tomou apenas 3 gols neste campeonato e destes apenas um foi legal (o segundo gol do Inter neste jogo). O único gol que o time havia tomado até aqui (do Santos) também foi resultado de um erro da arbitragem.

Os Pênaltis
Os jogos de domingo tiveram seis pênaltis, destes dois não existiram ou, em outras palavras, tivemos 33% de erro. A seguir a análise dos lances:

Atlético Goianiense 0 x 1 Flamengo
Aos 35 do primeiro tempo Diego Maurício invadiu a área e foi derrubado. Paulo César Oliveira (Fifa-SP) assinalou e sêrvio Petkovic marcou o único do rubro-negro carioca.

Corinthians 1 x 0 Atlético Mineiro
Logo no primeiro minuto do jogo Dentinho entrou na área e foi empurrado, Wilton Pereira Sampaio (DF) estava bem colocado e marcou. Chicão bateu para fora, mas o Corinthians acabou ganhando o jogo.

Internacional 2 x 1 Ceará
Aos 15 min da etapa inicial Juliano tentou entrar na área e foi tocado por Michel fora da área. Alício Pena Junior estava em cima do lance e marcou pênalti. Alecsandro bateu e converteu.

Avaí 4 x 2 Palmeiras
O jogo estava 2 x 1 para os donos da casa quando Emerson deu uma gravata em Kléber. Leonardo Gaciba (RS) marcou a falta e o próprio Kléber bateu para empatar o jogo.

Ao 44 do segundo tempo Leo empurou Roberto, pênalti novamente. Caio bateu, o goleiro defendeu, mas a bola voltou para o próprio Caio marcar e desempatar o jogo.

Grêmio Prudente 2 x 0 Grêmio
Arílson Bispo da Anunciação (BA) errou em dois lances, e nos dois prejudicou o time do sul. No primeiro minuto do segundo tempo marcou um pênalti inexistente para o time paulista. Victor defendeu. Depois Jonas foi derrubado dentro da área do Prudente, mas o árbitro marcou falta fora da área. Neste momento o jogo estava 1 x 0 para o Grêmio Prudente, seria a chance de empate. Entretanto, para a sorte do árbitro e para não haver dúvidas sobre o placar, no final do jogo o time paulista ampliou a vantagem. Vitória merecida, o que não apaga os erros do juiz.

Sobre o uso da tecnologia no Futebol
Logo após a dois erros catastróficos da arbitragem na Copa da África (a bola que quicou dentro do gol em Alemanha 4 x 1 Inglaterra e o gol em impedimento do Tevez em Argentina 3 x 1 México) o presidente da FIFA veio a público pedir desculpas e aproveitou para anunciar que o uso da tecnologia seria revisto na próxima reunião da entidade. Na ocasião escrevi um post dizendo que isto era "conversa para boi dormir". Que o Sr. Blatter estava apenas jogando para a torcida, dizendo aquilo que todo mundo queria ouvir. Pois hoje saiu a pauta da próxima reunião da entidade e, adivinhem, o uso da tecnologia não faz parte dela.

0 comentários:

Postar um comentário