Religião

Deus, O Mal e o Sofrimento

Dauglis Arrais - mestrando em Direito Canônico

desburocratizando@gmail.com

No primeiro livro da Bíblia, em Genesis 1,26, lemos que “Deus criou o homem à sua própria imagem”. Ao criar Adão e Eva, os colocou num paraíso, repleto de boas árvores, autorizando-os a comerem os frutos de todas, exceto de uma. Contudo, desobedeceram a Deus, acarretando com o ato a destruição desta existência perfeita sendo expulsos do Paraíso; punição está que foi estendida a toda a sua descendência. Longe do Paraíso existe a dor e sofrimento, certamente não era este o lugar que Deus desejava para o seu povo.

O comer do fruto proibido mostra que o homem tem livre arbítrio para determinar seus próprios atos. Deus os criou livres para decidirem o que fazer ou deixar de fazer. Essa liberdade explica que o sofrimento se originou porque o homem resolveu desobedecer e desta forma pecou. O homem, ser racional, deve ter consciência das conseqüências de suas escolhas, seja para o bem ou o mal.

Se os Pais terrenos castigam seus filhos porque os amam e querem conduzi-los por retos caminhos. Assim também age Deus, conforme ensina a epistola dos Hebreus 12,11 "na hora, qualquer correção parece não ser motivo de alegria, mas de tristeza; porém, mais tarde ela produz um fruto de paz e de justiça naqueles que foram corrigidos”. Devemos considerar que a dor pode ser um grande instrumento pedagógico. No Salmo (119,67,71) o salmista reconheceu o valor do sofrimento em sua própria vida: "Antes de sofrer, eu me desviava, mas agora eu observo a tua promessa... Para mim é bom sofrer, pois aprendo os teus estatutos ".

Em Eclesiastes 3,1, lemos que: “debaixo do céu há momento certo para tudo e tempo certo para cada coisa” pelo exposto concluímos que Deus tem um propósito para cada acontecimento. Assim, não podemos imaginar que Deus não tenha um propósito no sofrimento. Devemos considerar que o sofrimento ajuda os cristãos a ficarem mais fortes.

Jesus, durante o seu julgamento, nada disse em sua defesa, se tivesse feito isso, certamente escaparia da cruz. No entanto, Cristo sofreu porque decidiu nos salvar; sofreu porque nos amava. Considerando que o Senhor sofre conosco e nos ama então, certamente teremos sua compaixão e auxílio, que nos dará forças nos momentos difíceis de nossa existência.

O sofrimento, a dor, conseqüência do mal cometido por nossos primeiros pais, acompanha a vida de cada humano. Mas, Deus nos manda ter confiança, pois sua presença continua estará sempre ao nosso lado; e mesmo nos momentos mais difíceis nos carregará em seus braços; “neste mundo vocês terão aflições, mas tenham coragem; eu venci o mundo”. (Jo 16,33)

0 comentários:

Postar um comentário