Matéria

Termina a restauração do Cristo Redentor
Vitor Orlando Gagliardo - jornalista

govitor@yahoo.com.br


Foram quatro meses de convivência com o principal cartão postal da cidade e patrimônio nacional, escondido por trás dos andaimes. Agora só na base há equipamento. As obras começaram no início deste ano e tiveram um valo aproximado de sete milhões de reais. A razão da restauração foi constatada pela Vale, que possui um contrato com a Arquidiocese para a reforma, manutenção e conservação do monumento. Os motivos foram: perda do mosaico de pedra-sabão que reveste a estátua, algumas rachaduras, desnível de rejuntes e manchas de umidade.















Durante o período de obras, o local ficou aberto para a visitação, mas as fortes chuvas que castigaram a cidade fizeram com que as visitas de turistas fossem proibidas.

História

A idéia da construção ao monumento do Cristo Redentor começou em 1921. O objetivo era a comemoração do Centenário da Independência do Brasil que seria comemorado no ano seguinte. O projeto, escolhido via concurso foi o do engenheiro Heitor da Silva Costa. A estátua foi inaugurada no dia 12 de Outubro de 1931. O desenho foi feito pelo artista plástico Carlos Oswald e o escultor foi o francês de origem polonesa Paul Landowski. Desde então, o monumento passou inúmeras reformas de melhorias de infra-estrutura, como, por exemplo, a ampliação da plataforma do trem, implantação de elevadores, passarelas metálicas e escadas rolantes, além da manutenção e conservação da estátua. No dia sete de Julho de 2009, o Cristo Redentor foi eleito uma das novas sete maravilhas do mundo.

0 comentários:

Postar um comentário