Opinião

Por que temos de ser uma potência olímpica?
Luis Gonzaga Guimarães Filho - Matemático e Professor do Pré-vestibular da UERJ
lugafi@hotmail.com


Pode parecer um tanto quanto estranho, falar de Olimpíadas menos de um mês antes da Copa do Mundo. Porém, a Olimpíada será um tema constante na vida do carioca e do brasileiro, em geral, até 2016. Mas, o que me levou a escrever sobre o tema, foi a crítica que um aluno me fez, dizendo a tão famosa frase: ‘nos esportes, somos o país do futebol’.


Sempre que ouço essa fase, seguida de críticas a políticas de governos que não investem no esporte, que não tem verba e as mesmas coisas de sempre, me pergunto o porquê de o governo ter de gastar milhões de reais dos impostos que nós pagamos, para uma pessoa ganhar uma medalha olímpica.


Você prefere a qualidade de vida dos suecos ou a liderança do quadro de medalhas da China?

Estima-se, que o investimento para se conquistar uma medalha de ouro seja na ordem dos R$ 50 milhões. Não é querer ser pragmático, mas vendo um número assim, a primeira pergunta que me vem a cabeça é: em um país com tantas carências, na área de saúde, de habitação, e principalmente na educação, em um país que tem 50 milhões de pessoas vivendo na linha ou abaixo da linha da pobreza, por que temos que gastar tanto dinheiro para ter um campeão olímpico? Quem é que vai explicar para pessoas que moram em palafitas sobre esgotos que correm a céu aberto, que aquela realidade dela vai ter de continuar deste mesmo jeito, só por que temos que formar atletas olímpicos? Só por que teremos que organizar uma olimpíada para o mundo assistir?


A luta esportiva começa com o fim da Segunda Guerra Mundial. Com arsenais nucleares capazes de destruir o mundo quantas vezes quisesse, Estados Unidos e URSS, não poderiam duelar em um campo de batalhas. Sobrou, então, o campo esportivo. Com o fim a União Soviética, uma luta como essa, só foi vista nas últimas Olimpíadas entre os mesmos EUA, mas agora contra a China. Aí eu pergunto: onde estavam Suécia, Noruega, Finlândia e outros países com os melhores IDH’s do mundo em toda essa história?


Em uma breve observação, notamos que dos países citados acima, nenhum deles é uma potência olímpica, nenhum deles, jamais ficou na frente do quadro de medalhas, e nunca se fez ou faz, qualquer expectativa quanto à participação deles em uma Olimpíada. E o que nós preferimos: a qualidade de vida dos suecos ou a liderança do quadro de medalhas da China?


A Olimpíada é uma maravilhosa festa do esporte mundial, mas não porque nós fomos convidados a participar que seremos os protagonistas da festa. Em um país com tantas carências como o nosso, em se tratando de esportes, e de investimentos, seria muito bom que o Brasil continuasse a ser o país do futebol.

0 comentários:

Postar um comentário