Música

Web Rádios e Podcasts
Flavio Bahiana - Jornalista

flaviobahiana@gmail.com


Voltando ao assunto abordado no último texto, a revolução virtual e os efeitos causados nos meios de comunicação e na indústria musical, vou falar neste sobre um exemplo de mídia que teve que se adaptar aos novos tempos e a internet. Estou falando do rádio.

A morte do rádio é anunciada desde o momento em que surgiu a televisão, mas ele está aí até hoje e o radinho de pilha é o principal veículo de comunicação quando se falta luz. Com o surgimento da internet, pensou-se a mesma coisa do rádio e de outras mídias.


Hoje, muitas rádios têm os próprios sites e fazem transmissões on-line. Com isso, você pode estar no computador e ouvindo um programa de rádio ao mesmo tempo. Alguns programas, você pode até assistir através de streaming de vídeo no próprio site da rádio.


Também há as rádios que perderam o espaço no dial e migraram para a internet, caso da Rádio Cidade, do Rio de Janeiro. Ela perdeu o espaço por volta de 2002, e hoje é uma das principais rádios on-line, com o nome de Cidade Web Rock. Outro tipo de rádio on-line são as que já surgiram direto na internet, como a rádio Shock Box, especializada em Hard Rock e Heavy Metal.


Mas o que acho mais interessante nessa nova forma de se fazer rádio e também radiojornalismo são os populares podcasts. Através deles, qualquer pessoa pode fazer um programa de rádio e propagá-lo pela web, basta ter um software que faça edição de áudio, um microfone e um fone de ouvidos instalados no computador, além dos conhecimentos necessários para fazer a distribuição do podcast pela web.


Uma das principais vantagens dos podcasts em relação às rádios tradicionais e as web rádios é a possibilidade de ouvir o programa quando você quiser. O ouvinte não precisa esperar chegar a hora do programa ou estar no computador para ouví-lo. Ele pode fazer o download do podcast, colocar no Ipod ou no aparelho de mp3 e ouvir a hora e aonde quiser.


Abaixo está uma lista de podcasts que tenho ouvido e que acho bastante interessantes:


- Poeiracast: O Poeiracast é o podcast da revista Poeira Zine. Revista bimestral sobre “o melhor da música do melhor dos tempos”, mas isso é assunto para um texto futuro. Este é um programa quinzenal de bate-papo, uma mesa-redonda sobre música, integrada por: Bento Araújo (editor da Poeira Zine), Sérgio Alpendre, Ricardo Alpendre e José Damiano. As duas últimas edições que estão no ar foram gravadas nos EUA, onde ocorreu o festival New Orleans Jazz & Heritage Festival.

www.poeirazine.com.br/poeiracast


- Podcast da Collector`s Room: Collector`s room é um site criado por Ricardo Seeling, e é totalmente dedicado aos colecionadores de discos. Aqui você irá encontrar biografias de grupos, entrevistas com colecionadores e fotos das coleções, matérias informando como começar a comprar a obra de um determinado artista, resenha de discos clássicos, informações sobre os mais variados discos e, claro, podcast.

www.collectorsroom.blogspot.com


- Mofodeu: Este é o podcast que “tira o mofo do rock”. Surgiu em 2008 com o objetivo de tocar apenas grupos de rock das décadas de 60 e 70. Com quase 90 programas produzidos e indo ao ar quinzenalmente, este é um dos principais podcasts relacionados ao rock produzido nas décadas citadas acima. Sempre com um tema específico, o programa traz informações sobre os grupos e muita música. Produzido, apresentado e editado por Vítor Bemvindo e com comentários de Luis Felipe Freitas, o Mofodeu é engraçado, tosco e bastante informativo.

www.mofodeu.com


- Máquina do Tempo: Programa produzido e apresentado por Leandro Bulkool e Ock-Tock. Neste podcast, o ouvinte é convidado, semanalmente, a viajar no tempo e visitar diversos anos, para ouvir o melhor do rock`n`roll de diversas épocas. Cada edição do Máquina do Tempo aborda um ano diferente e, nele, você ouve uma seleção das músicas que mais marcaram aquele período.

www.maquinadotempo.blog.br


- Metacast: Este é o podcast que ensina aos iniciantes a fazerem um podcast. Se você quer participar desta nova forma de se fazer rádio, este é o programa que você deve ouvir para se informar sobre os melhores softwares de edição, as maneiras mais fáceis de gravar, os equipamentos necessários e todo tipo de informação necessária para começar um podcast.

www.metacast.info


1 comentários:

Mansi Joshi | 13 de agosto de 2020 às 02:58


Hi! This is my first comment here so I just wanted to give a quick shout out and say I genuinely enjoy reading your blog posts. Can you recommend any other Beauty Guest Post blogs that go over the same topics? Thanks a ton!

Postar um comentário