Saúde

Governo lança Programa Estadual de Transplante (PET)
Vitor Orlando Gagliardo - jornalista
govitor@yahoo.com.br

A Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec) lançou o Programa Estadual de Transplantes (PET), que tem como objetivo aumentar o número de transplantes de órgãos no Rio de Janeiro. A inclusão de cinco hospitais privados na rede transplantadora do Sistema Único de Saúde (SUS), a instituição de uma remuneração suplementar para profissionais que realizem procedimentos de captação e implante de órgãos e o lançamento de novos canais de comunicação são algumas das estratégias adotadas pelo novo programa para que o Rio de Janeiro salte, em 2010, de uma média de 4,4 doadores por milhão de habitantes para a marca de 10 doadores por milhão.

Cinco hospitais particulares conveniados ao PET

. Quinta D´Or: transplantes de rim e fígado

Rua Almirante Baltazar, 435
São Cristóvão - RJ
Tel.: (21) 3461.3600

Barra D´Or: transplantes de coração

Av. Ayrton Senna, 2541
Barra da Tijuca - RJ
Tel: (21) 2430.3600

Hospital Adventista Silvestre: transplantes de coração e córnea, rim e fígado

Ladeira dos Guararapes, 263
Cosme Velho - RJ
Tel.: (0xx21) 3526-0212

Hospital de Clínicas de Niterói (HCN): transplante de rim

Rua La Salle, 12
Niterói
(21) 2729.1000

São Vicente de Paula: transplante de rim

Rua Doutor Satamini, 333
Tijuca - RJ
(21) 2563.2121

Notas curtas:

. As maiores filas de espera do Estado são para rim e fígado;

. servidores serão estimulados financeiramente para procedimentos de captação e implante de órgãos;

. serão implementados implementação as Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdotts). Formadas por médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos, essas equipes têm a missão de percorrerem diariamente unidades críticas dos hospitais onde estão alocadas, identificando potenciais doadores de órgãos e tecidos. Já estão funcionando nos hospitais Getúlio Vargas, Adão Pereira Nunes, Azevedo Lima e Alberto Torres;

. serão inaugurados dois bancos de olhos que funcionarãos no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) e no Hospital Municipal São João Batista;

. está em fase de licitação o projeto de criação de um hospital estadual especializado em transplantes de rim e fígado. A unidade funcionará em Niterói, no prédio do antigo Hospital Santa Mônica.

. mudança de telefone: o novo número do Disque Transplante é 155.

Memória

Nessa semana, o o Estado do Rio de Janeiro acompanhou o drama de Maria Cristina Monteiro. Ela é mãe de Tainá, jovem de 19 anos que foi vítima fatal de um acidente de carro. Maria tenta a todo custo doar os órgãos filha. Ela teve morte cerebral e é necessário que se façam exames complementares que não são oferecidos pelos serviços públicos. A demora de uma solução impossibilitou a doação dos órgãos.


0 comentários:

Postar um comentário