Vestibular & concurso público

Manual de um bom concurseiro
Luis Gonzaga Guimarães Filho - Matemático e Professor do Pré-vestibular da UERJ
lugafi@hotmail.com

Essa é para quem está sonhando com um emprego publico. Muita gente me pergunta, e se pergunta, o que tem de fazer para ser um bom concurseiro. Passei os últimos dias tentando fazer uma lista dos requisitos básicos e aí vão eles:
1. Tenham um exemplar da Constituição da Republica. Isso é de suma importância, pois mesmo o seu concurso não sendo de âmbito federal, todas as leis do país tem de estar de acordo com a Constituição
2. Compre todos aqueles materiais disponíveis no jornaleiro, apostila, livros, pergaminhos. Gaste todo o seu dinheiro em material de pessoas que você nunca ouviu falar que, talvez, nem tenham a mínima qualificação necessária para fazer um bom material.
3. E por falar em jornaleiro, tenha sempre em mãos, o exemplar mais recente da Folha Dirigida. Lá, você vai encontrar uma série de ofertas de concursos públicos para os mais diferenciados cargos e salários. Na maioria deles, você não faz a menor idéia de qual seja a verdadeira ocupação do cargo.
4. Agora, um dos mais importantes. Ignore que cada concurso tenha uma legislação especifica, que equivale a pelo menos, 60% das questões da prova, e que a legislação especifica de um órgão, é totalmente diferente da legislação de outro. Então, faça todos os concursos que aparecerem. Procure fazer pelo menos uma prova por semana.
5. Deixei para o final o mais importante. Para você ser um verdadeiro concurseiro, o mais importante é NÃO passar em concurso nenhum, pois, se você passar em algum concurso, terá bom salário, estabilidade e tudo aquilo que todos querem e não vai mais precisar fazer concurso publico.

Brincadeiras a parte, o melhor conselho que posso dar para aqueles que estão pensando em ingressar em uma carreira publica, e estão começando seus estudos agora, ou até aqueles que já começaram, é ter foco, escolhendo bem, uma carreira que seja compatível com o que você gosta de fazer.

Mesmo os concursos que, há tempos, eram considerados mais fáceis, hoje estão com uma exigência muito grande, pois o governo tem melhorado os salários. Porém, estão exigindo funcionários mais qualificados e com isso, o grau de dificuldade está muito grande. Quem passa em um concurso hoje, já está se preparando há dois ou três anos para aquele concurso especificamente.

Então, tenha foco, faça uma boa escolha, procure um bom curso, bons materiais e estude muito. Se fizer um trabalho sério e bem feito, sua hora vai chegar.

Forte abraço e força sempre.

0 comentários:

Postar um comentário