Literatura

O mundo em vermelho e preto
Luis Eduardo Souza Costa


Contar a formação e o apogeu do maior time do clube de futebol mais popular do país foi a tarefa hercúlea a que se submeteu um notável jovem talento do jornalismo esportivo, Eduardo Monsanto, apresentador e narrador dos canais ESPN.

Dudu, como é conhecido, esmiúça a gênese de um time de sonho, que levou ao topo do mundo a mística da camisa rubro negra, o manto sagrado.

Embora centrado no ano de 1981, o da conquista da Libertadores e do Mundial de Interclubes, a história, de fato, começa bem antes, em 1976, quando o capitão Cláudio Coutinho assume uma equipe promissora, recheada de pratas da casa, lideradas pelo já extraordinário Zico, mas abalada pelos recentes maus resultados e pela morte do promissor meio campista Geraldo.





Dizem que os grandes triunfos muitas vezes são forjados na adversidade, com o Flamengo não foi diferente. Em 1977, ao perder, nos pênaltis, o campeonato estadual para o Vasco, o elenco se reuniu em um bar logo após a partida. Ali foi firmado uma espécie de pacto, em que todas as verdades foram ditas sem rodeios e as arestas aparadas. Já no ano seguinte, a primeira grande conquista daquela geração : o troco sobre o time da colina. A vitória por 1 a 0, gol do Rondinelli nos últimos minutos, garantiu aos rubros negros o título carioca daquele ano. Façanha repetida duas vezes (por obra da inacreditável desorganização do nosso futebol, o campeonato do Rio foi disputado duplamente em 79), valendo o terceiro tricampeonato da história do Flamengo.

Essa passagem, assim como todo o livro, é enriquecida por saborosas histórias de bastidores. O campeonato de 78 culminou com a fundação da Raça Rubro Negra, uma das mais tradicionais torcidas organizadas do país. Cláudio Cruz, criador e primeiro presidente da torcida, narra que para aquela final, ele junto com alguns outros integrantes, se internou clandestinamente no Maracanã, de sexta até domingo, sobrevivendo à base de água e sanduíches de mortadela. Tudo para garantir a festa, com os rolos de papel jogados da arquibancada, atividade proibida à época.

O ano de 1980 trouxe a consagração de um título nacional e inaugurou a maior rivalidade rubro negra fora do estado, já que em um Maracanã absolutamente lotado, o Flamengo bateu o poderoso Atlético Mineiro, dos craques Cerezo, Éder e Reinaldo, por 3 a 2. Nunes, o artilheiro das decisões, começava ali a escrever a sua gloriosa trajetória envergando a camisa 9 vermelha e preta.

Campeão Brasileiro, o Flamengo carimba o passaporte para a Libertadores. Seria a primeira participação do clube no que até então era considerada uma das competições mais difíceis do mundo, não só pela parte técnica em relação ao que acontecia nas quatro linhas, mas também pelos inúmeros obstáculos extra campo. Aquela edição não fugiria à regra.



Até a apoteótica final no Estádio Centenário, na capital uruguaia, a equipe da Gávea percorreu um árduo caminho. Três verdadeiras batalhas contra o galo mineiro, partidas na altitude boliviana (no que foram seguidos pelos intrépidos fundadores da Raça, em uma das aventuras mais divertidas do livro) e atuações praticamente criminosas dos jogadores do Cobreloa na final, com destaque para o carniceiro Mário Soto, justiçado por Ancelmo, em um episódio folclórico do nosso futebol.

Em meio à comemoração pelo título inédito e à preparação para a disputa do Carioca de 81, uma bomba. A morte do mentor e ex-treinador daquele time, Cláudio Coutinho, falecido em um acidente enquanto praticava pesca submarina.

Dudu Monsanto segue discorrendo sobre as curiosas finais do estadual 81, marcadas pelo simbólico “ jogo do ladrilheiro”, o terceiro da série decisiva e que mais uma vez valeu o título para Zico e Cia contra o mesmo rival Vasco.

Essa nova conquista serviu como aperitivo ao grande prato principal do ano e da trajetória do futebol rubro negro até aqui, a conquista do Mundial Interclubes frente ao Liverpool. Cada detalhe daquela jornada histórica, a aclimatação na Califórnia , com direito a giro na Disneylândia, o pagode pouco antes da entrada em campo, a reação irônica dos europeus à corrente dos flamenguistas, tudo isso, ganha tintas épicas sob a pena leve de Monsanto.

Os gols de Nunes (2) e Adílio que liquidaram o campeão inglês ainda no primeiro tempo, são primorosamente narrados de forma a transportar o torcedor, mesmo aquele nascido após 1981, para as arquibancadas do Estádio Nacional de Tóquio, naquele início de tarde japonês e em plena madrugada brasileira. Nesse aspecto, o texto é ajudado pelas muitas fotos e ilustrações, não só dos momentos cruciais da trajetória como de extensa memorabilia da campanha.

Por fim, fica a sensação de que as páginas de “1981- O Ano Rubro Negro” eterniza de forma impecável os feitos de uma geração de ouro, levando aos quatro cantos do mundo o grito que ecoa do Oiapoque ao Chuí, refletindo uma nação imensa e apaixonada. Arigatô Flamengo.

0 comentários:

Postar um comentário