Exclusivo

Você deixaria seu animal sozinho em uma casa com risco de deslizamento?


Quem mora no Rio de Janeiro sabe o que estou escrevendo: tem feito muito calor na cidade. A alcunha de ‘Rio 40º’ é perfeita. Um fator preocupante é que quando está calor, ninguém pensar, inclusive as autoridades, que sempre está por vir fortes chuvas. Pelo contrário, o que se escuta nas ruas são pessoas pedindo por chuva para amenizar a temperatura.

Basta lembrar que a região Serrana do Estado foi castigada no início do ano. E as autoridades tiveram a audácia de afirmar que tal chuva não era prevista. Uma nova forte chuva causará um novo estrago, talvez não tão abrangente. Mas quando se fala em vidas, não se pode quantificar.


Uma das iniciativas do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, foi instalar uma sirene no morro do Borel (Tijuca), uma das áreas consideradas de risco. O instrumento será divulgado em mais 60 lugares ainda não divulgados. A idéia é alertar a comunidade para riscos de deslizamentos.

O que chama a atenção é o panfleto que foi feito pela prefeitura com conselhos em casos do toque da sirene. Esses são os procedimentos de evacuação:

- Mantenha a calma.

- Reúna sua família, pegue seus documentos e remédios necessários. Desligue a chave geral de luz e feche o gás.

- Dirija-se de forma ordenada para o ponto de apoio predeterminado.

- Não leve animais domésticos. Deixe-os em casa com água e comida.

- Aguarde orientação para retorno à sua casa.

De todos os pontos, um chama a atenção. Como não levar seu animal de estimação? Se a casa pode ruir, por que deixar o animal no local? E qual a diferença de deixar água e comida se a casa desabar? Parece que a prefeitura desconhece o zelo que o ser humano tem, ou pelo menos deveria ter, com seu animal de estimação. Sorte que há pessoas (como a atriz Lucia Veríssimo e a cantora Rita Lee) e associações engajadas (PEA, AMA BICHOS) na luta pela vida dos animais.

A grande questão é: você que tem um animal em casa, seja cachorro, gato ou passarinho, o deixaria em sua casa com o risco de deslizamento?

0 comentários:

Postar um comentário