Literatura

A Vida e a Obra de Euclides da Cunha
Milena dos Santos Silva


Em 20 de Janeiro de 1866, nascia Euclides Rodrigues Pimenta da Cunha. Além de escritor, ele também foi engenheiro, jornalista e militar. Todas estas vivências contribuíram para enriquecer sua maneira de escrever e torna-lo um marco na história da literatura brasileira.



Apesar de ser mais conhecido por sua prosa, também foi poeta. Quando jovem, já escrevia poemas, que se transformaram no livro ‘Ondas’.

Aos 31 anos, Euclides escreveu dois artigos com o nome de ‘Vossa Vendéia’ e, com isso, foi convidado a cobrir a guerra de Canudos. Esta oportunidade foi decisiva e inspiradora para seu maior sucesso, ‘Os Sertões’. Euclides descreveu além do ambiente árido nordestino, os costumes, a religiosidade e os conflitos enfrentados nesta guerra.

Com ‘Os Sertões’, o escritor tornou-se internacionalmente conhecido, devido ao seu toque de genialidade: apresentava o conhecimento dos fatos e o vocabulário regional para mostrar ao Brasil e ao mundo uma outra cultura - a nordestina. Após conhecer a realidade dos sertanejos, mudou seu ponto de vista e assumiu a postura de defender os desfavorecidos.


Outro livro também escrito por ele foi ‘À margem da história’, publicado após sua morte, em agosto de 1909.

Mesmo após o centenário de sua morte, ele e sua obra continuam vivos e marcantes. O grande intérprete do Brasil costumava dizer que “o sertanejo é, antes de tudo, um forte”. E, Euclides da Cunha também o provou ser, através de sua literatura e de todos os artigos que publicou em vida, apresentando ao Brasil e ao mundo os diversos Brasis contidos em um só.

NR: Quem quiser saber um pouco mais sobre a vida deste grande escritor, pode acessar o site http://www.euclidesdacunha.org.br/

0 comentários:

Postar um comentário