Exclusivo

Um DVD para comemorar dez anos de sucesso


São quase dez anos de carreira, quatro discos lançados, um inusitado, experimental e bem sucedido projeto de singles em um pen drive e shows por todo o país. Estou falando de Wilson Sideral, cantor e compositor de sucessos como ‘Não pode parar’, ‘Um beijo seu’, ‘Maria’, ‘Fugindo de mim’, além da canção ‘Fácil’, uma das músicas mais ouvidas da década de 90, gravada pelo seu irmão, Rogério Flausino (vocalista do Jota Quest). Em uma entrevista exclusiva ao Blog Desburocratizando, Sideral falou sobre sua carreira, parcerias com o irmão e os projetos para 2011. “Estamos em captação dos recursos da Lei de Incentivo à Cultura para a gravação do meu primeiro DVD [Ao Vivo]”.



1. Seus dois primeiros discos foram lançados pela Universal e os dois últimos pelo seu selo Sideral Experience. Quais as vantagens e desvantagens de ter um selo próprio?

No mundo independente, o artista tem muito mais liberdade criativa e de pensar alternativas para a divulgação de sua obra, as idéias inovadoras estão aí, tomando conta da rede mundial, novos formatos de mídia, interatividade com os fãs, uso de ferramentas não convencionais como as redes sociais, etc... O que falta ao mercado independente é uma melhor logística de distribuição de discos, dvds e 'afins'... e um investimento inicial forte para dar visibilidade a um novo trabalho!!

2. Seu último trabalho de inéditas, Dias Claros, foi lançado em 2007. Há planos para um novo álbum para 2011?

Bem, nesse meio tempo, entre o álbum "Dias Claros" e o projeto para 2011, lancei um trabalho experimental chamado #SINGLES, um 'Pen Drive' contendo cinco canções inéditas, seus respectivos videoclipes, um documentário dos bastidores, extras acústicos, letras, cifras, fotos, wallpapers... Este projeto especial está gerando um interesse bacana nas pessoas que me acompanham, e na mídia de um modo geral! Pra 2011, estamos em captação dos recursos da Lei de Incentivo à Cultura para a gravação do meu primeiro DVD [Ao Vivo]. Este será o principal trabalho para 2011, um DVD comemorando 10 anos de carreira.

3. Fale um pouco mais sobre o projeto Pen Drive Singles?


Tinha algumas canções inéditas prontas, fiquei com vontade de registrá-las com minha banda, sem a intenção inicial de isso vir a ser um CD, no meio do processo todo, convidei o amigo e diretor de video, Marinho Antunes, pra nos acompanhar no estúdio, ele filmou todo esse 'dia a dia' de uma gravação, e o resultado final nos empolgou a criar, com este material, videoclipes das músicas, um making of das gravações, etc. Mas, pensei, como vou lançar isso se não é um CD, nem um DVD?? rsrsrs. Então, trocando idéias com os envolvidos, tivemos a idéia de colocar todo esse material num Pen Drive, que suporta os arquivos brutos de áudio, vídeo, imagem, texto... Enfim, nasceu o Pen Drive #SINGLES.

4. O uso de novas tecnologias pode ser entendido como uma forma de driblar a crise das gravadoras e a pirataria?

Com certeza! É importante gerar curiosidade nas pessoas, está todo mundo buscando 'o novo', as idéias 'borbulham' a todo momento, a velocidade do mundo virtual criou essa demanda, e eu ainda não vi nenhum Pen Drive "pirata"!! rsrsrs. 'Tamo' passando a perna nos 'pirateadores'... Saindo na frente deles!! E, na verdade, a idéia nem é ganhar dinheiro com a venda desse material, é que todo mundo tenha acesso ao que eu venho fazendo de novo. A gente sabe que a receita do artista vem dos shows que ele faz, há muito tempo, venda de discos deixou de ser o foco, o negócio é todo mundo conhecer seu som e querer te ver [Ao Vivo]!!!

5. Você é um dos artistas que mais utilizam o twitter. Como é seu contato com os fãs?

Tenho me aproximado demais das pessoas que curtem meu trabalho, em pensar que há alguns anos eu tinha "medo" de computador... rsrss. Hoje é minha principal ferramenta de contato com as pessoas, de divulgação e até de expor o que penso. Tem sido uma longa jornada de conhecimento e de abrir minha cabeça ao novo. E, como bônus, ainda estou tendo a oportunidade de conhecer muitas bandas e artistas novos excelentes,
através dos links que recebo todo dia. Isso é reciclagem, isso muito bom!!!

6. Seu irmão, Rogério Flausino, fez muito sucesso no Jota Quest com duas parcerias suas: ‘Fácil’ e ‘Na moral’. Podemos dizer que é uma briga caseira - rsrsrs?

Imagina, nós somos dois apaixonados por música, somos da mesma 'facção', rsrsrs. Gente que veio do interior, que cantou no boteco, nos "bailes da vida", a 'roda de viola' ainda rola solta lá em casa quando estamos juntos. Não há disputa, briga, a gente se ama, respeita muito o trabalho um do outro, e, se Deus quiser, ainda faremos muita coisa juntos pela música do nosso País.

8 comentários:

Anônimo | 30 de dezembro de 2010 às 09:42

Sou fã nº1 do Sideral. Muito boa a entreviista.

Anônimo | 30 de dezembro de 2010 às 09:47

Viva o Galo!!!!!!!!!!

Anônimo | 30 de dezembro de 2010 às 10:01

Parabéns pela sua ótima música. Da de mil nesses artistas novos sem conteúdo.

Anônimo | 30 de dezembro de 2010 às 10:37

Sideral é uma prova da qualidade da música mineira.

Anônimo | 30 de dezembro de 2010 às 11:59

os irmãos Sideral e Flausino poderiam lançar um CD juntos

Anônimo | 30 de dezembro de 2010 às 22:29

Música de qualidade.

Anônimo | 3 de janeiro de 2011 às 19:50

show do Sideral é diversão e música de qualidade garantida

Anônimo | 4 de janeiro de 2011 às 00:30

muito legal a entrevista

Postar um comentário