Exclusivo

“Fizemos músicas para durar”

Impossível pensar em década de 80 sem lembrar deles. Mais ainda: impossível pensar em rock nacional sem lembrar do Ultraje a Rigor. A banda coleciona uma multidão de fãs, assim como hinos, como, por exemplo, Inútil, Ciúmes, Rebelde sem Causa, Nada a declarar, Nós vamos invadir sua praia, Sexo ... Enfim, mesmo sem estar na mídia, a banda continua fazendo shows e ganhando, a cada dia, seu público. Em uma entrevista exclusiva ao Blog Desburocratizando, o vocalista, compositor e líder da banda, Roger Moreira, respondeu qual o sucesso da banda. “Desculpe a falta de modéstia, mas sempre fomos muito íntegros no que fizemos muito idealistas. Gostamos do que fazemos. Fizemos músicas para durar, pensamos numa carreira e não no sucesso fácil”, disse.



1. O Ultraje disponibiliza músicas inéditas para download gratuitos. Acredita que este seja o caminho futuro para driblar a crise financeira das gravadoras e a pirataria?

Todo mundo vai ter que se adaptar à Internet. A tendência é que tudo vire uma coisa só, TV, rádio, revistas, etc. O brasileiro não está acostumado a pagar por conteúdo encontrado na Internet e os poucos que entendem que o artista (ou o desenvolvedor de software, conteúdo ou o que seja) merece ser pago, encontra dificuldades para fazê-lo por causa do governo principalmente. O iTunes não funciona, os impostos são extorsivos, etc. De nosso lado, é uma maneira de dispensar o intermediário e ir direto ao público. Mas não funciona para todo mundo ainda. Nós temos a sorte de ter já uma carreira e não estarmos muito preocupados com dinheiro ou divulgação. Mas é o caminho, sem dúvida.

2. A banda já teve inúmeros problemas com a gravadora Warner, como o lançamento de coletâneas sem autorização. Esse também pode ser o motivo de seguir uma carreira mais independente?

Sim. Foi inestimável ter o apoio de gravadoras, mesmo com os problemas. Mas o momento é outro para nós agora.

3. Um show inesquecível ...

The Rolling Stones.

4. Mesmo sem estar sempre na mídia, o Ultraje tem seu público fiel, emplaca novos hits e consegue boas vendagens. Qual o segredo da banda?

Qualidade? Bom, desculpe a falta de modéstia, mas sempre fomos muito íntegros no que fizemos muito idealistas. Gostamos do que fazemos. Fizemos músicas para durar, pensamos numa carreira e não no sucesso fácil. Inclusive, não era fácil quando todos nós começamos e nem tínhamos planos de virar "celebridades". Não havia Internet, MTV, rádios de rock, lojas de instrumentos, festivais, etc. Tirando a Internet, tudo isso aconteceu por nossa causa. (nossa geração, não nossa banda). Criamos um ambiente. E agora, colhemos os frutos.

5. Quais os projetos futuros? Tem previsão de novo álbum com inéditas?

Sim, mas sem prazo. Algum dia...

4 comentários:

Anônimo | 9 de dezembro de 2010 às 11:03

Muito bom

Anônimo | 9 de dezembro de 2010 às 12:40

melhor banda de rock da história nacional

Anônimo | 9 de dezembro de 2010 às 12:43

fui no show de vcs no rock in rio. Embora curto foi inesquecível.

Anônimo | 9 de dezembro de 2010 às 14:18

sou fã da banda, mas nunca tive a chance de ir em um show. Vcs deveriam tocar mais vezes.

Postar um comentário