Saúde

Brasil vai instalar banco de leite humano em Moçambique

O governo brasileiro irá implantar em Moçambique uma experiência desenvolvida no Brasil para ajudar na redução da mortalidade infantil: o projeto de bancos de leite humano, com o objetivo de promover o aleitamento materno nos casos em que a própria mãe não possa alimentar o recém-nascido.

O governo brasileiro investirá cerca de R$ 900 mil (US$ 519 mil) em dois anos de projeto, que prevê a instalação do banco de leite, aquisição de equipamentos, transferência de tecnologia e capacitação de profissionais. Ressalta-se que o Brasil estará doando as instalações da futura fábrica de antirretrovirais.

A cada mil crianças que nascem em Moçambique, 48 morrem nos primeiros 28 dias. No Brasil, são 13,8 óbitos por cada mil nascidos vivos.

Os bancos de leite têm como missão incentivar, proteger e promover o aleitamento materno para diminuir os índices de mortalidade infantil e melhorar a qualidade de vida dos bebês, nos casos em que a própria mãe não pode amamentá-los. Em todo o mundo, o leite materno pode reduzir em 13% as mortes de crianças menores de cinco anos.

0 comentários:

Postar um comentário