Mídia

O que mais vende revista?
Vitor Orlando Gagliardo - jornalista
govitor@yahoo.com.br

De acordo com John Wilpers, consultor da Innovation Media Consulting, a resposta é bem simples: ricos, jovens, famosos, cinemas e celebridades mortas. O resultado não chega a assustar, mas não é exatamente o que ocorre no Brasil. A editoria mais lida pelo brasileiro é a economia popular, basicamente informações sobre emprego e trabalhos informais.

De certa forma, assusta que notícias fúteis sejam as mais lidas. Ressalto que os temas acima podem e devem ser publicados. No entanto, o que intriga é o fato de chamarem tanto a atenção. Mal comparando é saber que programas como Faustão, Big Brother e tantos outros do segmento ser líderes de audiência.

Na universidade, os alunos de Jornalismo aprendem na teoria do agendamento (Maxwell McCombs e Donald Shaw) que a mídia determina as pautas que serão debatidas pela opinião pública. É uma teoria clássica aceita até hoje.

Confesso que vou um pouco além. Em um mundo globalizado, acredito que a mídia oferece a programação ou a notícia que a maioria quer ver. Infelizmente, a maioria das pessoas gostam de Raul Gil, Zorra Total ...

O raciocínio é simples: um veículo de comunicação necessita de anunciantes. Uma empresa busca um veículo de credibilidade e com uma boa audiência ou vendagem. No fim, todos os veículos buscam seus públicos. Que venha mais um Big Brother ...

0 comentários:

Postar um comentário