Curta

Clube da Leitura

Vitor Orlando Gagliardo - jornalista

govitor@yahoo.com.br


A próxima edição do Clube de Leitura acontecerá no dia primeiro de julho. O tema do livro e o autor do próximo debate, aliás, são bem brasileiros. Trata-se do romance ‘Belém do Grão-Pará’, do paraense Dalcídio Jurandir. Essa é a quarta obra do “Ciclo do Extremo Norte”, série em que o escritor traça um panorama da vida amazônica.

Os encontros do Clube de Leitura acontecem, das 19h às 21h, na Sala dos Conselhos, no terceiro andar da reitoria da Universidade Federal Fluminense, na Rua Miguel de Frias 9, Icaraí. A entrada é franca. Mais informações em: clubedeleituraicarai.blogspot.com.


Sobre o Romance

Publicado pela primeira vez em 1960, Belém do Grã-Pará conta a história de Alfredo, natural de Marajó e personagem principal de outros romances do autor. Filho do branco Major Alberto e da negra Amélia, o protagonista, ainda menino, se muda para a decadente Belém para viver com a não menos decadente família Alcântara. Virgílio e Inácia Alcântara não se cansam de relembrar o tempo em que viviam na opulência do ciclo da borracha, à sombra do intendente Antônio Lemos, expulso da cidade uma década antes. O contato de Alfredo com a melancolia e os meandros dessa cidade feita de cheiros, penúria, miscigenação, mitos e sensações saudosas, a passagem da infância para a adolescência, o entra-e-sai de parentes, vizinhos e amigos - entre eles os criados Libânia e Antônio - são o coração do romance de Jurandir, que recebeu o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, pelo conjunto de sua obra.

0 comentários:

Postar um comentário