Vestibular & concurso público

A importância de ter o foco

Luis Gonzaga Guimarães Filho - Matemático e Professor do Pré-vestibular da UERJ

lugafi@hotmail.com


Neste fim de semana, oito de maio, ocorreu no Centro de Congressos da Sulamerica, no Estácio, uma feira especializada em concursos públicos reunindo editoras de materiais e cursos que tem como proposta, a sua preparação para todos os concursos. Sei que já toquei nesse tipo de assunto, mas vale chamo a atenção do aluno para algo fundamental para conseguir passar: foco.

Mesmo que o candidato já tenha em sua cabeça muito bem definido o concurso para o qual pretende se preparar, o alto investimento em materiais, de várias editoras, de várias fontes diferentes, é preciso ter calma para que não haja desperdício de dinheiro, pois poder ser que nem venha a usá-lo. Mesmo eu, que já tenho experiência tanto no trabalho com vestibular quanto em concurso publico, fiquei completamente perdido no meio de tanto material tratando do mesmo tema. É como se uns falassem do assunto na voz ativa e outros na voz passiva, mas exatamente da mesma coisa.

Por isso, ressalto o conselho que dei antes: procure um bom curso que seja de sua confiança. Procure, a principio, usar o material (geralmente apostilas) de indicação do professor. Depois de um certo tempo de estudo, você já terá uma boa idéia do que terá de estudar e a forma que terá que estudar.

Assim, fica muito mais fácil fazer a escolha de materiais mais avançados e completos como livros, por exemplo.

0 comentários:

Postar um comentário