Nutrição & Saúde

Nós somos o que comemos

Luiz Claudio Gagliardo - nutricionista

desburocratizando@gmail.com


É com muito prazer que iniciamos esta coluna sobre Nutrição e Saúde e de início, acredito ser válido, falarmos sobre um assunto muito comum, simples, porém, muitas vezes, de difícil realização prática: O que é Nutrição?


A conceituação é proveniente de Hipócrates 400 a.C que dizia:” Tire do seu alimento o seu melhor medicamento”. Hoje, na prática, visualizamos uma conceituação errada e consequentemente, o amanhã será de muitas complicações. Não precisamos levar tudo a “ponta de faca”. Entretanto, devemos saber que o excesso de erros cometidos acarretarão em malefícios de médio a longo prazo.


De início, a principal conceituação para uma alimentação saudável requer conceitos simples, em relação ao tipo de alimentos que devemos ingerir: carboidratos, proteínas, fibras e gordura de ótima qualidade. Destes, o que mais nos preocupa é o alto consumo de gorduras, principalmente gordura do tipo saturada, e pobre em fibras que acarreta piora da função intestinal e aumento do risco de doenças do coração.


Assim, devemos nos educar, do ponto de vista nutricional, para que tenhamos um hábito alimentar adequado e consequentemente, melhorar a nossa qualidade de vida. Não podemos esquecer: somos aquilo que comemos.


Um abraço e até a próxima.

2 comentários:

Anônimo | 25 de maio de 2010 às 11:37

Antigamente só conseguia emagrecer se tomasse remédio para esse fim, depois tinha que ficar um tempo sem tomar o mesmo para conservar o peso aí era um problema sério porque, ganhava o dobro do peso,era o efeito sanfona. Então resolvi levar a sério a dieta sem remédio e consegui emagrecer e estou emagrecendo bem com saúde.

Anônimo | 25 de maio de 2010 às 14:53

Assunto extramente interessante, vcs poderiam dar dicas de alimentos a serem ingeridos...que ajudam ao funcionamento do intestino, fácil digestão,ricos em vitaminas etc....Uma explicacão melhor sobre "Tire do seu alimento o seu melhor medicamento”.

Postar um comentário