Arquitetura a seu dispor

GENESIS
Rui Costa Marques - arquiteto

Caros amigos, neste primeiro artigo, eu pretendo ser verdadeiro, mesmo sem ter a verdade.

Nos próximos artigos, compartilharei com vocês, minha vivência e meu conceito sobre a arquitetura.

Metaforicamente será: sentir a saúde, ao invés de pensar nas doenças; sentir a verdade, ao invés de passear pela ética, códigos e leis.

Lote do Afeganistão

Arquitetura é o idear, pensar, ajustar a forma à utilização, tanto quanto do espaço externo, quanto interno, sobretudo das condições deste planeta Terra.

Nos primórdios, a demanda partia do subjugo da natureza, da intenção dos soberanos para si e para demonstração aos aliados, aos vizinhos, aos deuses.

A vivência se contentava com a sobrevivência neste mundo e no da eternidade e sempre a arquitetura como tal à favor do homem e do divino.

Lote do Afeganistão

Ao longo do tempo, o homem cada vez se liberta do subjugo quer seja da natureza ou dos soberanos. Entretanto, eu observo cada vez mais, atenção de cada qual, aos seus direitos como indivíduos e vencidos pelo poder de compra e da exibição individual da cultura capitalista.

Gostaria, portanto, tal como hoje em dia.

Quando cada um decide e opta, individualmente pelo seu estilo e modo de vida, quer seja na aparência, na profissão, no endereço, na religião. Poder direcionar a compreensão, na descoberta da inexorável necessidade e desejo. Gostaria de contribuir para uma melhor avaliação e decisão, entre tantas as possibilidades deste mundo moderno e globalizado. Sobretudo, para o uso e ajuste de soluções arquitetônicas e também sair das escolhas anteriores com fluidez e sem perdas.

Apreciem a polaridade das fotos.

Torre Burj Dubai: Localizada nos Emirados Árabes, é o maior prédio do mundo com mais de 800 metros de altura


0 comentários:

Postar um comentário