Música

O Centenário de Assis Valente


A dita grande mídia deixou passar em branco. Talvez ela nem o conheça. No entanto, uma obra tão importante não pode passar despercebida. Este ano, comemora-se o centenário de Assis Valente, um dos maiores compositores da história de nossa música.




Provavelmente, você não esteja associando-o à música. Mas garanto que já ouviu e cantarolou versos como “Eu pensei que fosse filho de Papai Noel ...”. Essa é apenas uma de muitas. Inúmeras canções de Valente foram regravadas por Carmen Miranda, como, por exemplo, Camisa Listrada e Uva de Caminhão.

Assis Valente nasceu no dia 19 de março de 1911, na Bahia. Ainda pequeno foi roubado de seus pais. Aos dez anos, declamava poemas com muita propriedade. Seus primeiros sambas foram gravados na década de 30.

Por conta das dívidas, o cantor e compositor tentou suicídio por três vezes. Na primeira cortou os pulsos, na segunda saltou do Corcovado e na terceira, sem volta, ingeriu formicida. No bolso deixou um bilhete pedindo ao amigo e compositor, Ary Barroso, que pagasse dois meses de aluguel atrasado e um último verso: “Vou parar de escrever, pois estou chorando de saudade de todos e de tudo”. Este fato ocorreu no dia seis de Março de 1958.


Para conhecer um pouco mais da obra de Valente, sugiro que assista este vídeo abaixo com as principais composições do artista.


http://www.youtube.com/watch?v=2a64FxYAIew

0 comentários:

Postar um comentário