Exclusivo

“O grupo Casseta & Planeta continua firme e forte”


Beto Silva é um dos membros fundadores do grupo humorístico Casseta & Planeta que ficou no ar por dezoito anos no horário nobre da TV Globo. Em uma entrevista exclusiva ao Blog Desburocratizando, ele falou sobre sua carreira, seus livros lançados, sobre a saída do ar do programa e dos novos projetos para 2011. “Achamos que depois de tanto tempo na grade, era preciso reformular e para isso precisamos de um tempo fora do ar. Conversamos com a diretoria da Globo e combinamos de dar essa parada para repensar o programa. Então podemos dizer que o que acabou foi o programa Casseta & Planeta Urgente, o grupo Casseta & Planeta continua firme e forte!”, disse.



1. A pergunta que todos os fãs querem saber: qual o motivo do término do programa Casseta & Planeta?

Nós queríamos um tempo para poder repensar o programa, radicalizar nas mudanças e isso não era possível com o programa no ar. Nós seis somos redatores e atores do programa. Nossa semana de trabalho é dividida em duas partes, dois dias de gravação e três dias de redação. Não sobra tempo para uma análise mais profunda. Achamos que depois de tanto tempo na grade, era preciso reformular e para isso precisamos de um tempo fora do ar. Conversamos com a diretoria da Globo e combinamos de dar essa parada para repensar o programa. Então podemos dizer que o que acabou foi o programa Casseta & Planeta Urgente, o grupo Casseta & Planeta continua firme e forte!


2. Após 18 anos no ar mantendo boa audiência, você acha que pode ter ocorrido desgaste entre os integrantes e da fórmula do programa?

Houve sim um desgaste da fórmula, por isso queremos repensar o programa. Quanto aos integrantes estamos todos unidos e coesos, mas sem viadagem!

3. Seu colega de programa, Helio de la Peña, declarou que um novo programa será feito para estrear no segundo semestre de 2011. Vocês já têm alguma idéia montada? Pode antecipar o formato deste novo programa?

A idéia é mesmo a de fazer um novo programa, que gostaríamos de estrear no segundo semestre de 2011. Já conversamos um pouco sobre o que seria esse novo programa, mas nada ainda muito organizado, pois tínhamos vários programas para escrever e colocar no ar até dezembro desse ano. Agora estamos de férias e a partir de março, vamos nos reunir de novo para conversar sobre o novo programa.


4. De tantos personagens criados, quais os que mais te marcou?

Foram vários personagens. A nossa maquiadora costuma fotografar todos os personagens que fazemos e descobrimos através dessas fotos que os personagens já estão na casa das centenas. Até coloquei algumas fotos de personagens no fundo de tela do meu twitter (@betosilva). Gosto muito da Acarajette Lovve, do delegado do Fucker & Sucker, do Magaiver e dos personagens das paródias das novelas. Nesse ano de 2010 curti muito fazer o Frod e, principalmente, a Gemma, aaaaiiiiiiiii!


5. Em seu blog, você escreveu que adora ler livros e citou os melhores deste ano. Um deles, é a biografia do Bussunda, escrita pelo Guilherme Fiúza, um dos integrantes do Casseta, falecido em 2006. Como era a relação do grupo com o Bussunda e o que mudou com a ausência dele?


O livro do Fiuza é muito bom e nos tocou profundamente, Bussunda era uma figura espetacular. Era querido e admirado por todos os integrantes e, no meu caso particular, era um amigo de todos os momentos (menos nos jogos do Flamengo, quando eu, tricolor, não queria papo com ele). A gente viajava e passava muitos fins de semana juntos. Foi uma perda muito difícil. As mudanças com a ausência dele foram muitas, desde a redação até as suas atuações maravilhosas. Mas nada faz mais falta do que a sua doce presença ao nosso lado.


6. Falando especificamente sobre seus projetos, você tem uma vertente literária. São dois livros lançados: ‘Júlio Sumiu’ (2005) e ‘Uma Piada pode Salva sua Vida’ (2008). O primeiro é um thriller policial. Podemos esperá-lo como a grande bilheteria do cinema nacional em 2011?

Julio Sumiu não vai ser a grande bilheteria de 2011 porque deve ser filmado no início de 2012 para ser lançado no final de 2012/ início de 2013. Portanto espero que seja a grande bilheteria de 2012 ou 2013! O roteiro já está sendo escrito e breve teremos novidades sobre o filme.

7. Já ‘Uma Piada pode Salvar sua Vida’ pode ser encarado como um livro de auto-ajuda? Qual o maior ensinamento que ele nos traz?

Uma piada pode salvar a sua vida ensina que você pode resolver todos os seus problemas recorrendo a piada certa na hora certa. É uma sátira aos livros de auto-ajuda, mas se alguém quiser usar esse conceito para a sua vida particular eu não me oponho e não cobro os direitos, mas também não aceito reclamações!


8. Quais os projetos para 2011?

Estou lançando um novo livro em 2011. É outro romance cujo título é "Cinco contra um". O lançamento vai ser em março. Se passa no primeiro governo do Lula e conta a história de um sujeito que perde tudo que tem, depois que sua mulher vai trabalhar no governo em Brasília. Como todos os meus trabalhos, é um livro engraçado, desta vez flertando um pouco com a política. Mas o meu principal projeto em 2011 é o novo programa do grupo Casseta & Planeta! Aguardem!

4 comentários:

Anônimo | 15 de fevereiro de 2011 às 11:32

sinto falta de vcs nas terças-feiras

Anônimo | 15 de fevereiro de 2011 às 11:40

voltem logo

Anônimo | 15 de fevereiro de 2011 às 11:59

o acarajjette lovve foi sensacional.

Anônimo | 15 de fevereiro de 2011 às 15:46

melhor programa de humor da história da tv brasileira

Postar um comentário