Exclusivo

Precisão e credibilidade: @futebol_pontual

É surpreendente o fato de mais de oito mil pessoas, fãs de futebol, seguirem, pelo twitter, uma pessoa que jamais se identificou. Qual será o segredo do sucesso? Eu encontrei a resposta. Confesso que também sou curioso para saber quem gerencia e posta as notícias do @futebol_pontual. Enfim, tudo o que sei e posso afirmar é que a descrição do twitter (informar com precisão as notícias do mundo do futebol) é verdadeira. Esse é o sucesso: a credibilidade. Desde o início que fiz a proposta de uma entrevista, fui atendido com muita cordialidade e respeito. O que posso afirmar para vocês é que nesta entrevista exclusiva, sem cortes, ao Blog Desburocratizando, o editor do @futebol_pontual contou um pouco sobre a história de seu microblog e opinou sobre a temporada de 2011.



1. A maioria das pessoas que te acompanham no twitter sabe da seriedade do seu trabalho. No entanto, ninguém imagina quem você realmente seja. Você poderia dar alguma pista sobre sua identidade?

Primeiramente, gostaria de aproveitar o espaço e agradecer à todas as pessoas que confiam no meu trabalho e acompanham o @futebol_pontual, realmente o carinho que tenho recebido tem sido fantástico. É a primeira vez que tenho a oportunidade de ser entrevistado como dono deste twitter que surpreende a todos e até mesmo me surpreende. Sobre minha identidade, eu peço um pouco de paciência aos seguidores e aos leitores do seu blog. No momento certo, acontecerá. Ocultar minha real identidade é importante e necessário.

2. Como surgiu esse interesse de postar notícias sobre o mundo da bola?

O Futebol é um meio incrível, que lida com a emoção do torcedor, com a paixão. Sempre fui apaixonado por este momento de contratações e sempre quis fazer parte disso. Acompanhar era muito pouco, por isso escolhi entrar neste meio. E agora, com algumas informações além do que vai pra imprensa, me coloquei no lugar do torcedor que fica em casa e liga o computador desesperado, esperando o time anunciar um reforço. Os sites esportivos muitas vezes deixam as notícias secas, não dão muitos detalhes, precisam respeitar um padrão, uma formalidade, e isso deixa o torcedor um pouco irritado. Ele quer mais e é isso que eu tento oferecer. Se ofereço bem, não sei. Mas tento. É lógico que tenho os meus limites. Não posso postar tudo que sei, mas consigo ser menos seco que os sites esportivos. O Futebol alimenta de esperança o ano de muita gente. Muitas pessoas marcam o ano pela data de jogos do seu time, do estadual até a última rodada do Brasileiro e esse período de contratação serve muito para o torcedor saber o que ele pode esperar do clube dele.

3. Além de gerir o twitter do Futebol_Pontual, você tem outro emprego?

Vou ter que ser muito seco nessa resposta para não dar dicas, mas tenho sim. Não posso entrar em detalhes. Não considero o @futebol_pontual um emprego. O twitter só existe pelo que faço. O @futebol_pontual talvez seja um diário no meu trabalho onde posso contar tudo que chega e passa por mim.

4. Assim como todos que trabalham de alguma forma com o mundo do futebol, há o interesse do torcedor em saber qual o time daquele que está escrevendo sobre o tema. Sendo assim, para qual time você torce?

Esse é o pedido que mais recebo. Todos querem saber meu time. O interesse pelo meu time é maior do que interesse por saber quem é a famosa bola que posta notícias. Eu pensei em revelar, mas até que parei e refleti e optei por não revelar. O problema é que contar o time pelo qual torço, por instinto, muda a visão do meu seguidor ou da minha seguidora. Caso eu revele que sou torcedor de um time, toda notícia que eu postar sobre o meu clube será vista com outros olhos. Imagina a seguinte situação: Dois clubes estão na disputa por um jogador e eu digo que ele está mais perto do X do que do Y e meus seguidores sabem que sou torcedor do X? Com toda certeza vão falar que estou sendo imparcial. Então eu prefiro evitar isso. E o que me deixa mais feliz, é que quando deixo o mistério no ar, cada seguidor escolhe um time e fala pra mim. Essa diversidade de times que escolhem para o @futebol_pontual me deixa feliz. É curioso, quando o torcedor cisma que você torce para um time, chega a ser engraçado. A diversidade de clubes que dizem que sou torcedor de Norte á Sul do país me deixa fascinado, é um sinal claro, que sou bem imparcial e integro com meu trabalho. Mas quero deixar bem claro que tenho um time, sou apaixonado por ele.

5. Suas informações estão sendo copiadas por jornalistas sem o devido crédito. Isso te incomoda?

Incomoda sim. Eu acho que o crédito deve ser dado. É o justo. Paciência. O meio é assim. A lei é não ter lei. Estou satisfeito com o meu trabalho, isso é importante.

6. Qual o maior furo jornalístico que você já publicou?

Tenho dois casos curiosos que, sem dúvida, marcaram o começo do @futebol_pontual. O primeiro é o caso do Valdivia. Foi logo quando comecei o twitter. Credibilidade zero. De 200 pra 600 seguidores em três dias. Torcida do Palmeiras: nervosa, aflita. Senti um pouco o que é a “Turma do Amendoim”. Estava tudo certo entre Palmeiras e o Al Ain. Existia um acordo verbal. Era só um representante do Palmeiras viajar até os Emirados e fechar o negócio. Entre o Palmeiras e o Valdivia então, mais certo ainda. Só que a negociação arrastou, a pressão aumentou, me chamavam de mentiroso todo dia, fui me explicando, que era um negócio que necessitava de calma. Fui levando a galera verde, que hoje por sinal, é o meu maior público. Muito por esse caso. Eu banquei o retorno do “camisa 10” ao Palmeiras 45 dias antes do anúncio oficial. Uma pressão monstro. “E o Valdívia vem?“ oito entre dez perguntas que eu recebia. Só que no meio disso tudo um jornalista árabe que não queria que o jogador fosse embora, me solta uma notícia que ele não chegaria mais. Eu acordei fonte minha, me revirei. Se o cara não viesse, eu tava morto. O twitter ia nascer morto. Mas a fonte é boa, bancou. Eu banquei, deu certo. Depois ainda apareceu o Kfuri falando que o Luxemburgo ligou para o “Mago”, e que era pra ele ficar na Árabia que o Kléber ia ganhar mais que ele. Mas a minha fonte era boa, deu certo! Foi ótimo. O reconhecimento é bom, dura pouco, mas vale muito a pena! E por muito pouco o negócio não melou. Os árabes não gostam que as notícias vazem. São orgulhosos, por isso o Belluzzo não abria a boca naquela época. O Belluzzo foi muito bem nesse caso. Controlou muito bem a situação.

O outro caso que foi uma grande surpresa, foi quando avisei que o Kalil estava em São Paulo e ia trazer o Diego Souza, dois dias depois anunciaram o cara. Foi o grande salto de qualidade do twitter, criou uma identidade. E lógico, a força dos nomes Diego Souza e Valdívia aumentaram e muito a credibilidade do microblog.

7. Fazendo uma projeção para a próxima temporada baseado nos reforços que você está apurando, consegue apontar os principais times para 2011?

É cedo para falar sobre isso, mas vou fazer um rascunho de 2011. Começando pelo futebol de São Paulo que é o mais movimentado, destaco Elano no Santos. É um jogador que faz muito bem o arroz com feijão. O Santos é comandado por um grande presidente, que vai montar um belo time. O São Paulo passa por um momento diferente, espero surpresas, Alex pode chegar, é um ano diferente para o São Paulo. No Palmeiras, Felipão é a aposta, o treinador possui um enorme valor agregado. Grandes jogadores podem chegar pelo que representa Scolari, é a chance do Palmeiras. No Timão, Libertadores é o sonho, vai trazer três ou quatro bons nomes para reforçar o bom elenco.

No Rio de Janeiro, o Fluminense conta com um aporte financeiro para qualificar o elenco e continua apostando no trabalho fora de série de Muricy. O Flamengo espera um grande ano de Luxemburgo, e até mesmo conta com o treinador para articular negócios. O Botafogo manteve a boa base de 2010 e vai trazer jogadores bons e baratos para rechear o elenco. O Vasco vai manter o elenco homogêneo com bons nomes, apostando também em três, quatro nomes para somar.

Em Minas, Cruzeiro que já possui um excelente time e quer melhorar. Perrella não quer gastar muito, confia na base que possui. Apenas nomes da confiança de Cuca serão contratados. O Galo passou do susto de 2010, e agora com a calma de Dorival quer retomar o caminho certo. Boa aposta.

No Sul, o Grêmio quer manter o ritmo que terminou o ano. Renato Gaúcho encontrou o time certo e está fazendo render. Com a vaga na Libertadores de presente de Natal, dois ou três nomes de peso devem surgir. No Internacional será um ano de renovação, novos nomes chegando devido ao fracasso no Mundial.

19 comentários:

Anônimo | 20 de dezembro de 2010 às 12:12

@futebol_pontual: eu sigo, eu confio.

Anônimo | 20 de dezembro de 2010 às 12:12

Parabéns pelo seu sucesso

Anônimo | 20 de dezembro de 2010 às 12:14

Saudações tricolores

Anônimo | 20 de dezembro de 2010 às 12:15

queria saber qual o seu time, mas entendo que não queira revelar.

Parabéns.

Anônimo | 20 de dezembro de 2010 às 12:41

aprendi a respeitar seu trabalho e hj sou seu fã.

Anônimo | 20 de dezembro de 2010 às 12:47

seu segredo realmente é a credibilidade.

Anônimo | 20 de dezembro de 2010 às 12:47

A torcida do Verdão está com você.

Anônimo | 20 de dezembro de 2010 às 13:06

gostei muito da entrevista.

Nelsinho Lima | 20 de dezembro de 2010 às 14:12

O @futebol_pontual é indicação certa pra quem gosta de futebol e está querendo ficar sempre por dentro dos bastidores.

As informações são de qualidade. Sobre 2011, acredito em uma grande temporada para os clubes brasileiros, com o aumento dos investimentos, resultado da melhor gerência dos clubes.

Quem tiver um tempinho, pode dar uma passadinha no meu blog: http://vamosfalardeesportes.blogspot.com/

Falo de todos os esportes. Mas o futebol é sempre artigo número um..

Um grande abraço,
Nelsinho Lima.

Saudações Alviengras.

Anônimo | 20 de dezembro de 2010 às 14:14

Esse @futebol_pontual é muito bom!

Felipe Ferreira | 20 de dezembro de 2010 às 14:26

Parabéns pela entrevista,parabéns ao @futebol_pontual a confiança é grande no seu trabalho.

Saudações Tricolores Tchê!
Ps. o Ronaldinho vem ?

Anônimo | 20 de dezembro de 2010 às 18:35

Parabéns pela entrevista, bem legal, e para o @futebol_pontual também que faz um trabalho legal no twitter.

Comecei a segui-lo pela negociação do Valdivia e agora é minha principal fonte de notícias sobre as negociações do futebol.

Compra lá da Cá Importados | 20 de dezembro de 2010 às 19:01

@saldanjr sou seguidor desde a epoca do valdivia, e realmente vc tem uma credibilidade enorme, esta de parabéns, e espero q ainda possa nos falar de boas contratações do verdãoooo
abraço e parabéns

Anônimo | 20 de dezembro de 2010 às 23:47

a torcida palestrina está com voce!

Anônimo | 21 de dezembro de 2010 às 11:43

Muito Bom!!Sem duvidas o melhor do twitter!!!

futebol_minuto | 17 de junho de 2011 às 15:36

Assim como todos os outros que falam dos 'bastidores' dos clubes, esse @futebol_pontual é uma farsa. As suas fontes são, sem dúvida, sites e jornais esportivos. O pior é que nesse meio, cada twitter copia notícias de outro. Os "furos" quase sempre não acontecem. Não confio em nenhum.

Observações:

Esses caras tem uma tática ridícula. Sempre mandam para um jornalista ou jogador famoso a seguinte frase: "Me segue ae, preciso te mandar uma DM." E nessa mensagem direta, o que eles escrevem é um pedido de indicação ou #FF. Às vezes pedem informações dos bastidores também.

Por isso, sigo alguns desses caras para retribuir follow. Quem segue esses caras sem ser seguido é muito otário.

Um grande abraço a todos que não acreditam nesses caras, e, a quem ainda acredita e elogia, peça um lindo presente para o Papai Noel, já que o bom velhinho é mais verdadeiro que esses "informantes".

Anônimo | 27 de junho de 2011 às 18:50

continue assim e se pudesse passar o seu msn agradeço

Anônimo | 28 de julho de 2011 às 20:00

@futebol_pontual é de Minas Gerais...

Anônimo | 26 de setembro de 2011 às 02:21

Alguem aí ja descobriu quem é o Futebol Pontual?????

Postar um comentário