Saúde

Investimento de quase R$ 100 mi deve aumentar cirurgias cardiovasculares em até 15%

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (28), em Belo Horizonte (MG), um investimento de R$ 98,9 milhões no setor de cirurgias cardiovasculares. Os recursos serão aplicados na reestruturação da tabela de procedimentos do Sistema Único de Saúde (SUS), o que permitirá uma maior valorização de aproximadamente mil cirurgiões de todo o país como também melhorias na remuneração aos hospitais que realizam cirurgias pediátricas.

Com a medida, a estimativa é que a quantidade de cirurgias cardiovasculares na rede pública seja ampliada em até 15% em um ano. Só em 2009, 65,4 mil procedimentos foram realizados no SUS. Os reajustes anunciados hoje – que chegam a 227% e começam a vigorar no próximo mês de novembro – incidem em 105 procedimentos de alta complexidade em cirurgia cardiovascular.

As medidas fazem parte de um esforço orçamentário do Ministério da Saúde e foram amplamente discutidas com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV). A entidade recomendou aos associados o fim de eventuais negociações paralelas com estados e municípios direcionadas à eventual complementação da tabela ou a novos reajustes para os serviços profissionais.

0 comentários:

Postar um comentário