Matéria

Cai a desnutrição; aumenta a obesidade
Vitor Orlando Gagliardo - jornalista

govitor@yahoo.com.br


De acordo com pesquisa realizada pelo IBGE e financiada pelo Ministério da Saúde, houve uma diminuição da desnutrição em todas as faixas de renda e em todas as regiões do país. O Nordeste foi o território que mais reduziu os índices de desnutrição infantil, alcançando percentuais próximos aos do Sudeste e aos do Centro Oeste, que historicamente apresentavam índices menores.

Se estes avanços continuarem, o MS espera que já na próxima década, a desnutrição crônica seja superada. “A desnutrição despenca rapidamente no país graças aos programas sociais e à atuação do Saúde da Família para orientar padrões alimentares”, afirmou o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

O IBGE afirmou que esta melhoria está associada à: melhor poder aquisitivo das famílias de menor renda, com a valorização do salário mínimo e à complementação da renda; ao aumento da escolaridade das mães; à universalização do ensino fundamental e à ampliação da cobertura de serviços básicos de saúde e saneamento.

No entanto, um resultado nesta pesquisa preocupou: o acelerado crescimento da obesidade em todas as faixas etárias. Explica-se: a população brasileira faz pouca atividade física e está mudando o padrão alimentar de forma inadequada (maior ingestão de produtos industrializados). Segundo a pesquisa, metade da população adulta está acima do peso considerado ideal.

0 comentários:

Postar um comentário