Opinião

UPP nas ruas
Vitor Orlando Gagliardo - jornalista
govitor@yahoo.com.br

Todos conhecem ou já ouviram falar nas Unidades de Policiamento Pacificadora (UPP). Definem-se como um novo modelo de Segurança Pública e de policiamento que promove a aproximação entre a população e a polícia, aliada ao fortalecimento de políticas sociais nas comunidades, recuperando territórios ocupados por traficantes e milicianos.

Hoje, estão ocupando os morros da Babilônia,/Chapéu Mangueira, Batan, Borel, Cidade de Deus, Formiga, Pavão Pavãozinho, Cantagalo, Providência, Santa Marta. Tabajaras e Cabrito.

É inegável a melhora nessas regiões desde a entrada das UPPs. As pessoas vivem em um clima de segurança que jamais sentiram quando estavam diante dos traficantes. ‘Nunca mais ouvi um tiro”, disse uma moradora do Borel que preferiu não se identificar.

Houve, inclusive, uma valorização imobiliária dessas regiões. O bairro da Tijuca que estava desvalorizado devido a sua proximidade com inúmeras favelas é um grande exemplo. “Vendi meu apartamento há três anos devido à falta de segurança por R$ 80 mil. Hoje, está valendo R$ 250 mil”, disse Ricardo Lopes, comerciante que mora no Méier.

No entanto, o trabalho das UPPs não pode ser apenas de elogio. Os bandidos expulsos dessas comunidades estão atacando nas ruas. Repare que os últimos confrontos entre policiais e bandidos ocorreram nas ruas. Na semana passada, foi em São Conrado, bairro nobre da cidade.

Essa imagem negativa corre pelo mundo. Tanto que a Confederação Brasileira de Futebol divulgou um comunicado, diante do ocorrido no Hotel Intercontinental, reforçando a confiança no poder público no combate à violência urbana. “Em conseqüência, e certo de que essa política de segurança será desenvolvida de maneira contínua, posso assegurar à comunidade esportiva que a cidade-sede do Rio de Janeiro terá em 2014 o clima de normalidade necessário para a disputa da Copa do Mundo”.

É preciso que esse mito favela x asfalto seja desfeito e que a polícia faça um trabalho de prevenção para evitar ocorridos como o da última semana. Não adianta expulsar o traficante da comunidade e deixa-lo solto pelas ruas.

0 comentários:

Postar um comentário