Matéria

MS: cai o número de casos graves e mortes por Gripe H1N1

Vitor Orlando Gagliardo - jornalista

govitor@yahoo.com.br


O Ministério da Saúde divulgou números otimistas em relação à gripe H1N1. De acordo com a entidade, entre os dias 28 de Fevereiro e seis de Março deste ano, 79 pessoas foram hospitalizadas em todo o país. Ainda em Fevereiro, 11 pessoas morreram devido ao vírus. Em nova pesquisa, a partir de Julho, não houve casos de mortes nem de hospitalização. Pode-se justificar esse resultado, após a extensa campanha de vacinação (88 milhões de pessoas foram vacinadas). No entanto, Ministério da Saúde continuará monitoramento do vírus pandêmico no país

Desde o início do ano, foram notificados 727 casos de pessoas que precisaram de internação e 91 mortes.


Cuidados na prevenção

Com o país ainda no inverno, a população deve ficar atenta, pois é nessa época do ano que costumam aumentar os casos de doenças respiratórias transmissíveis, como gripes e resfriados. A queda de temperatura, o ar mais seco e a maior concentração de pessoas em ambientes fechados favorecem a circulação dos diversos tipos de vírus respiratórios, como os vírus influenza, que causam gripe - tanto a gripe comum (influenza sazonal) quanto à gripe H1N1 (influenza pandêmica).

No Brasil, o aumento de casos de gripe geralmente ocorre entre maio e outubro. Porém, esse período varia de acordo com a região. No Norte e Nordeste, a tendência de crescimento vai de abril a junho. No Sul, Sudeste e Centro Oeste, que têm invernos mais rigorosos, os casos se concentram de junho a outubro.

Portanto, a população deve reforçar os hábitos de higiene (como lavar as mãos frequentemente e usar lenços descartáveis ao tossir e espirrar) e ter atenção especial com crianças e idosos. Ao surgirem sinais de gripe ou resfriado, como febre, tosse, dor de cabeça e nas articulações, as pessoas não devem tomar remédios por conta própria (pois eles podem mascarar sintomas e dificultar o diagnóstico) e devem procurar o serviço de saúde mais próximo.

0 comentários:

Postar um comentário