Espiritualidade

Solenidade de São Pedro e São Paulo

Pe. Cleneu Magri - Vigário da Paróquia Sangue de Cristo

desburocratizando@gmail.com

Após muitos milagres e conversas de Jesus, o povo já tinha uma pré-visão de quem ele poderia ser. Todavia, eram várias as opiniões e muitas divergências. Por isso, temos o questionamento de Jesus aos discípulos: “Quem dizem os homens que é o Filho do homem.”


As respostas foram diversas. Desde os profetas passados Elias e Jeremias até o mais recente João Batista. O que podemos observar é que o povo não tinha claramente a ideia de quem era Jesus. Entretanto, no contexto da época era muito forte a esperança de um salvador.


Os discípulos não tinham dúvida de quem era Jesus. Por isso, Simão, em nome de todos irá dizer: “tu és o Cristo, o filho do Deus vivo”. Geralmente Pedro é o porta-voz dos discípulos.
Mateus quer deixar bem claro, nesta passagem, que Jesus era o Filho de Deus. Mateus mostra que Pedro é o iluminado. Todavia, esses fatos não irão impedir Pedro de negar Jesus, mais tarde.


Pedro afirma quem era Jesus. Jesus, por sua vez, afirma quem seria Pedro. Pedro seria a pedra sobra a qual a Igreja seria edificada. Por isso Pedro, até então Simão, passa a ter o “apelido” de pedra. “Kefas”, em hebraico quer dizer pedra ou rocha. A palavra pedra, feminino, não seria apropriada para o “apelido” de Simão. Por isso foi mudada para Petrós, Petrús, Pedro. Quando Jesus quer edificar a Igreja, ele quer reunir o povo de Deus. Essa comunidade é formada por todos aqueles que querem seguir a Jesus. Por isso fazemos parte desta comunidade edificada.


Celebrando a festa de São Pedro e São Paulo. Esses dois homens são as coluna de nossa Igreja. Eles foram homens que amaram Jesus até o fim. O próprio Evangelho nos revela a importância da figura de Pedro.


São Paulo é o grande missionário. Paulo era possuidor de uma boa base educacional. Conhecia de forma espetacular a religião judaica e as religiões gregas. Além disso, era cidadão romano. Os cidadãos romanos eram bem vistos pelo Império Romano. Todos esses motivos foram de extrema importância para a propagação da Boa Nova.


No anúncio do Evangelho, Paulo, alerta contra os valores e desvalores da cultura de sua época. Ele estava pronto para debater com quem era diferente, era corajoso. Diante de um contexto onde a escravidão era o principal meio de dominação ele mostrou que Cristo veio trazer a liberdade. Uma liberdade plena, total. Em Jesus não há distinção e nem diferença de pessoas. Todos somos iguais.


Devemos ter um amor especial por Cristo e pelo seu Evangelho. Amor ao povo que ainda não teve a experiência de viver em Cisto e por Ele. Devemos sentir o chamado para anunciar a Boa Nova. Mesmo vivendo em uma cultura onde a anuncio do Evangelho se torna cada vez mais audacioso, é sempre possível propagar a proposta de Jesus. As orientações paulinas são necessárias para fortalecer a nossa caminhada em comunidade. Quando nos inspiramos em São Paulo conseguimos testemunhar Jesus Cristo em nossa missão Evangelizadora.


Como Pedro e Paulo, somos convidados a sermos trabalhadores na messe do Senhor.

Celebra-se neste dia o dia do papa A solenidade ocorre no dia 04/07, no domingo, apesar do dia do apóstolo Pedro, o primeiro Papa da Igreja Católica, ser normalmente comemorado no dia 29 de junho.

No Dia do Papa, há uma tradição que vem desde os tempos apostólicos, na qual a Igreja realiza em suas missas uma coleta de donativos chamada Óbolo de São Pedro. O objetivo desta arrecadação é sustentar a ação caritativa e a missão apostólica do sucessor de Pedro nas comunidades mais necessitadas do mundo.


Oração pelo papa

“Ó Deus, que escolhestes o vosso servo Bento XVI sucessor do apóstolo Pedro como pastor de todo o rebanho, atendei as súplicas do vosso povo. Concedei ao que faz as vezes do Cristo na terra continuar na fé seus irmãos para que toda a Igreja se mantenha em comunhão com ele no vínculo da unidade, do amor e da paz até que, em vós, pastor das almas, cheguemos todos à verdade e à vida eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo."

0 comentários:

Postar um comentário