Vestibular & concurso público
Nem tudo está no edital
Luis Gonzaga Guimarães Filho - Matemático e Professor do Pré-vestibular da UERJ
lugafi@hotmail.com
A primeira coisa que um candidato a concurso publico ou ao vestibular tem que fazer, é ler com muita atenção o Edital de Abertura. Pois nele estão, ou pelo menos deveriam estar, todas a informações que você precisa saber para fazer o seu concurso. Porém, nem tudo está no edital.
Falar que nem tudo está no edital, pode ser questionado por qualquer membro de qualquer banca. E, na verdade, é o que eles fazem sempre que alguém afirma algo assim. Geralmente, questionamentos sobre o que está escrito no edital terminam em disputas na justiça que podem levar até a anulação do concurso. Infelizmente, isso não é raro de acontecer, mas com bancas mais experientes e organizadas é bem mais difícil. Porém, quando falo que nem tudo está no edital, é que muitas coisas estão nas entrelinhas, e não fica tão explicito quanto deveria.
Para exemplificar o que estou escrevendo, vou pegar como exemplo o último concurso para assistente administrativo da UERJ. Ocorrido esse ano, o concurso organizado pelo CEPUERJ, teve mais de dez mil inscritos. O concurso tinha como pré-requisito, o ensino médio para se tomar posse no cargo e o programa da prova de matemática destoava muito dos concursos de técnico administrativo de uma forma geral, pois era mais parecido com o de vestibular, e em momento algum, falava em porcentagem, razão e proporção, MMC, MDC e coisas assim. Depois da prova, constatou-se que todos esses temas que não estavam no edital, estavam na prova. Muitos de meus alunos que fizeram a prova, queriam a anulação de tais questões.
Na minha opinião, a banca deveria deixar claro no programa que tais assuntos tem a possibilidade de cair na prova, pois nem todos os candidatos têm acesso ao curso preparatório e ao professor que os oriente no que eles devem estudar. Mas por um outro lado, as questões não são passiveis de anulação, pois compõem o currículo de matemática do ensino fundamental, que é pré requisito para quem tem ensino médio.
Então, fica a dica para que os candidatos prestem mais atenção ao edital e até, ao que “não” está escrito nele.
0 comentários:
Postar um comentário