Pra frente Brasil ... salve a Seleção!
A Copa do Mundo de 1994
Vitor Orlando Gagliardo - jornalista
govitor@yahoo.com.br
Foram exatamente, 24 anos de jejum. Destaca-se as decepcções de 82 e 86 e o desastre de 90. Soma-se, o fato de a classificação para a Copa ter sido alcançada no último jogo, contra o Uruguai, graças ao atacante Romário, aclamada pela imprensa e pelo público e mal visto pela comissão técnica.
A Copa do Mundo de 1994 foi realizada nos Estados Unidos, país sem tradição no futebol. O campeonato começou sem a participação de grandes seleções, como Inglaterra, Portugal e França, que não conseguiram a classificação.
O técnico Parreira armou um time consistente com muito toque de bola, mas sem muito brilho técnico. Foi a Copa da consagração do Romário que fez uma dupla de ataque espetacular com Bebeto.
Falando nele, o camisa sete da seleção analisa como saudáveis as críticas ao time. “Nosso último título aconteceu em 1970. A torcida Brasileira estava com saudade de comemorar. Por isso, o grupo sabia desta responsabilidade”. Bebeto ainda falou sobre a dupla com o Baixinho. ““Aquilo era entrosamento perfeito. Eu até brinco e falo que era coisa de Deus. A gente se encaixava de uma maneira... cada um sabia onde o outro estava”.
O tetracampeonato não veio de forma fácil. A seleção teve dificuldades para passar pelos donos da casa e pela Holanda. Na final contra a Itália, um jogo fraco sem muitas emoções que terminou sem gols no tempo normal e na prorrogração. Os pênaltis consagraram o goleiro Taffarel, que defendeu um, e acabaram com a carreira da estrela italiana, Roberto Baggio, que desperdiçou a última cobrança.
Ficha técnica:
O Brasil ficou no grupo B, juntamente com Suécia, Rússia e Camarões.
Brasil 2 x 0 Rússia
Brasil 3 x 0 Camarões
Brasil 1 x 0 EUA (oitavas de final)
Brasil 3 x 2 Holanda (quartas de final)
BBrasil 1 x 0 Suécia (semifinal)
Brasil 0 x 0 Itália (final) / 3 x 2 nos pênaltis
Time base: Taffarel; Branco, Aldair, Márcio Santos e Jorginho; Dunga(C), Mauro Silva, Zinho e Mazinho; Romário e Bebeto. Técnico: Parreira
0 comentários:
Postar um comentário