Matéria

O novo Uno
Vitor Orlando Gagliardo - jornalista
govitor@yahoo.com.br

Após 26 anos do seu primeiro lançamento, chegou a mercado o novo Uno, totalmente reformulada. Diga-se de passagem, foi uma reformulação literal. O novo modelo nada lembra o carro lançado em 1984.


Todas as montagens foram feitas por Eduardo Campos


O novo Uno foi lançada em quatro versões diferentes e pode ser adquirido a partir de R$ 25.500,00. São opcionais: dureção hidráulica, trio elétrico, regulagem de altura do assento e ainda pode ser equipado com freios ABS e duplo airbag, além de MP3 player com sistema Bluetooth e para-brisa térmico.


A produção italiana do carro foi encerrada em 1995. No entanto, a paixão do brasileiro continua forte. Há, inclusive, um clube, criado em 2007, para representar os proprietários e admiradores do veículo: O Uno Street Club. Sérgio Campos, um dos fundadores do grupo, gostu do novo modelo. “Eu achei o novo Uno muito bonito e moderno. Acredito que vai dar sequência, com mérito, ao grande sucesso que é o Fiat Uno. Gostei da tecnologia do motor Evo que acho muito bacana. Também gostei da Fiat dar 2 opções de motorização, pois só a versão 1.0 é pouco. Ficarei na expectativa da Fiat lançar uma versão esportiva no futuro como fez com o Uno 1.6R e o Uno Turbo”.

A história de Sérgio com o Uno começou há oito anos, quado sua irmão comprou um Mille Eletronic 1994. “Gostei muito do carro e comprei um Premio CSL 1990. Depois vendi o veículo e comprei um Mille Fire 2002. Equipei o carro todo, mas, infelizmente, tive que vendê-lo”, lamenta-se. Ele, hoje, possui um Uno 1.6R 1991.

Box


Essa mudança radical não é exclusividade do Uno. Separamos alguns carros que se modernizaram nas últimas décadas.


Gol:

É o carro mais vendido no país desde 1987. Foi o primeiro a superar o Fusca em vendas. Na verdade, o Gol nasceu para ser o sucessor do Fusca e competir com o Fiat 147 e o Chevette.





Corsa:

Foi lançado em 1994 com a missão de subtituir o Chevette. A forma arredondada foi uma inovação à época. Outro destaque é o fato de ter sido o primeiro carro popular a ter injeção eletrônica.






Fiesta:

Foi lançado em 1995 para substituir o Escort Hobby. O primeiro modelo era importado da Espanha. Apenas em 96, o carro ganhou um design arredondado

1 comentários:

Desburocratizando | 26 de maio de 2010 às 10:59

O Uno Street Club foi criado em 12 de Maio de 2007 e possui 1732 usuários cadastrados no nosso fórum. O grupo realiza encontros semanais, todas as sextas-feiras das 23h as 02h da manhã. No segundo domingo de cada mês, fazem o tradicional churrasco das 15h as 21h. E no quarto domingo de cada mês, realizam, juntamente com a MTM e o Osasco Plaza Shopping, o encontro Apaixonados por Fiat das 10h as 14h. Maiores informações no site http://www.unostreetclub.com.br/

Postar um comentário