Cinema

A lenda Robin Hood
Vitor Orlando Gagliardo - jornalista
govitor@yahoo.com.br

Finalmente, estreou no país o longa Robin Hood, reeditando a vitoriosa dupla Ridley Scott e Russel Crowe, vencedora do Oscar com o filme O Gladiador.

Certamente, tudo o que será escrito neste parágrafo, você já sabe ou já ouviu falar. Robin era um fora da lei que roubava dos ricos para dar aos pobres, nos tempos do rei Ricardo, na Inglaterra. Hábil no arco e flecha, andava pelas florestas e presava a liberdade. Era chamado de ‘O príncipe dos ladrões’. Por tudo escrito acima, pode ser tratado como um autêntico herói inglês.

Agora, vamos tentar um ângulo diferente. A primeira referência ao personagem, ou uma das primeiras, data do século XIV, mais precisamente 1377, no poema ‘Piers Plowman’ de William Langand. Outro documento importante, data de 1400. Trata-se de uma compilação, Gesta de Robin Hood, que reúne histórias sobre o personagem antes de se tornar uma lenda.

O cinema já se fartou de histórias sobre o herói: são, ao todo, oito produções com destaque para ‘Robin Hood, o príncipe dos ladrões’, estrelado por Kevin Costner, em 1991.

Há uma série de bibliografias sobre o personagem. Em todas, há um fato em comum: Robin escolhe a vida clandestina na floresta depois de ter sido injustiçado, onde forma um exército que se opõe ao poder. Há, inclusive, um livro lançado em 2003, onde o autor Stephen Knight, duvida da sexualidade do herói.

O fato, é que o o mito Robin Hood virou um produto comercial. Há um instituto, estátuas, ruas e pontos turísticos com o nome do personagem.

Quem se importa com a verdadeira história?

0 comentários:

Postar um comentário